Construção e Funcionamento

Construção e funcionamento

 

Placa de palhetas de uma gaita.

A gaita é um instrumento de palheta livre, como o acordeon, órgão de palhetas e o bandoneón. Diferentemente destes instrumentos, não é um fole que força o ar através das palhetas, mas sim o sopro do executante.

 

 

 

Pente e placas de palhetas.

As palhetas são finas lâminas retangulares de metal que são montadas sobre uma placa de suporte. Para cada palheta, existe na placa uma fresta com o tamanho exato para que a palheta possa se movimentar livremente dentro dela sem que haja folgas. Cada gaita possui duas placas de palhetas que são montadas sobre um corpo em forma de pente ou grelha, feito de plástico ou madeira. A função desta peça é direcionar o ar individualmente para cada palheta. Quando o conjunto é montado cada furo do pente fica com uma palheta em sua parte superior e outra na parte inferior.

 

Conjunto montado sem a cobertura.

Ao soprar, o único caminho de saída do ar é através das palhetas e o caminho de menor resistência é a palheta superior, que se curva para permitir a passagem do ar. Quando isso acontece, a resistência do ar diminui e a força já não é mais suficiente para manter a palheta curvada. Pela elasticidade do material ela volta à posição original fechando novamente a fresta. O processo todo se repete e a vibração da palheta produz um som audível. O mesmo ocorre quando o músico suga o ar através do furo, mas nesse caso o caminho de menor resistência é o furo inferior, que vibra produzindo uma nota diferente da superior. As figuras abaixo demonstram essa sequência em um corte de uma placa de palhetas:

Palheta repouso.png
1. A palheta tem tamanho igual ao furo da placa, que fica praticamente vedada quando a palheta está em repouso.
Palheta vibra1.png
2. Quando o instrumentista sopra ou suga o ar, o furo direciona o ar que empurra a palheta.
Palheta vibra2.png
3. A palheta se curva, permitindo que o ar passe pela fresta aberta. Isso diminui a força do ar e a força elástica da palheta começa a empurrá-la na direção oposta.
Palheta vibra3.png
4. Por inércia a palheta vibra em direção oposta ao fluxo do ar.
Palheta vibra1.png
5. novamente volta a fechar a fresta reiniciando o ciclo.

A amplitude total do movimento da palheta é determinada pela intensidade do sopro ou sucção. A frequência sonora é definida pelo tamanho e pela massa da palheta, por isso cada uma tem o tamanho diferente das demais.

Comentários estão fechados.